Olá!
Águas, Trilhos e Manacás - As Cores da Memória é um livro que acabei de escrever em parceria com a Solvay Indupa e sob a coordenação do Estúdio Brasileiro (confiram os links ao lado). Este projeto trata de manifestações culturais e artísticas nas cidades de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra bem como na Vila de Paranapiacaba.
Águas em menção aos importantíssimos mananciais presentes na região: as nascentes do Rio Grande, do Ribeirão Pires e do Rio Tamanduateí se encontram em Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá respectivamente.
Trilhos pelo seu papel histórico no desenvolvimento urbano e econômico das cidades em questão.
Manacás, comuns na Serra do Mar, simbolizando a importância ambiental da Mata Atlântica ali remanescente.
Tomando esse cenário como pano de fundo, o livro fala fundamentalmente de cidadãos que, com suas habilidades artísticas, transformaram e ainda transformam diariamente sua cidade.
Afirmo seguramente: o livro oferece apenas uma amostra da riqueza cultural e artística dessa parte do ABC e já está desatualizado, felizmente, uma vez que seu conteúdo é vivo e dinâmico. Há muito mais artistas, grupos e iniciativas culturais de grande relevância para a região que não aparecem nele. Seriam necessárias centenas de páginas a mais para contemplar para se fazer justiça para todos eles. Ainda assim os resultados são impressionantes ! (caso você, caro leitor, não tenha ainda o lido, confira!)
Confira também o material extra que tenho postado no Facebook. É só digitar o título do livro no campo de busca.
Como cidadão do Grande ABC, eu, o autor, saí batendo de porta em porta, procurando por esses protagonistas ou quem pudesse contar sua história e me surpreendi! Mesmo nativo e morador do ABC eu mesmo não me dava conta de tamanha diversidade até que fiz esse trabalho. Conhecia sim algumas pessoas ou grupos aqui e ali, mas observá-los todos em conjunto, pude perceber uma noção de região que já não é mais tão óbvia (tenho a impressão que ela já foi mais clara alguns anos atrás) e alguns traços muito característicos da memória e da cultura de Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.
Estarei na Conversa de Livraria do Espaço Alpharrabio, na rua Eduardo Monteiro 151, Santo André no dia 21 de setembro de 2010 para apresentar Águas, Trilhos e Manacás - As Cores da Memória e contar um pouco sobre a experiência de fazer esse livro.
Através desse blog quero não só compartilhar com vocês, caros internautas, as histórias, curiosidades, detalhes etc que não couberam no livro mas convidá-los a descobrir e valorizar ainda mais a memória e a cultura do ABC! Contribuam com seus conhecimentos e materiais como vídeos, sons, imagens etc. Esse espaço virtual é nosso!
Marcelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário